sábado, 14 de abril de 2012

 SUMMORUM PONTIFICUM E O CARIRI


Salve Maria!


A publicação do Motu Proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI em meados de 2007  devolveu a plena cidadania litúrgica dentro da vida da Igreja Católica ao Santo Sacrifício da Missa segundo o rito anterior à reforma do Papa Paulo VI, conhecido por rito Gregoriano ou rito Tridentino.

Depois da entrada em vigor do referido documento pontifício, as celebrações  segundo o Rito Extraordinário espalharam-se por muitas Dioceses ao redor do mundo e vem ganhando força graças ao interesse cada vez maior dos fiés católicos, em especial jovens, ansiosos por celebrações liturgicas onde o sagrado e o sobrenatural estejam presentes e não as famosas e infelizes "criatividades" dos que deveriam conservar o tesouro litúrgico da Igreja.

Infelizmente na Diocese do Crato ainda não contamos com uma celebração regular do Santo Sacrifício da Missa segundo sua forma extraordinária do rito romano o qual, nas palavras do Santo Padre: "impulsionou na vida espiritual a numerosos santos e fortaleceu a tantos povos na virtude da religião e fecundou sua piedade".

De fato quantos Santas e Santos de Deus que rezaram ou assistiram a Santa Missa segundo o rito anterior e a partir dela cresceram na Fé e no Amor a Deus e sua Igreja? Santa Teresa de Jesus, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Pio de Pieltrecina, São João Bosco, Santo Inácio de Loyola, Santo Antonio de Santana Galvão, São Vicente de Paulo e muito outros, todos frutos de um rito venerável, verdadeiro tesouro da Igreja.

Por ser um grande Tesouro da Santa Igreja é que nos dispomos a lutar ao menos por uma celebração regular da Santa Missa Tridentina na Diocese do Crato, mas sabemos que não será uma batalha fácil, uma vez que ela se dá não apenas no campo natural, mas no sobrenatural.

E no entanto, é preciso lutar e não desanimar, começando por reformar nossas vidas e adequá-las à vontade de Deus, Nosso Senhor, a quem pertence a vitória de toda esta batalha e a Quem agrada um coração reto.  

Outrossim, mister se faz a oração incessante, clamando a Deus pela eficácia do Motu Proprio não só na Diocese do Crato, mas em toda a Santa Igreja, é pela oração, muita mais que qualquer outra arma, que venceremos esta guerra, oração unida à mortificação e penitência. Penitência por nossos pecados, penitência pelas irreverências litúrgicas, pela desobidiência ao Vigário de Cristo na Terra.

Por fim, faz-se urgente a união de todos os leigos da nossa região que tenham interesse na Missa Tridentina para lutarmos juntos por sua divulgação e celebração na Diocese do Crato, não podemos mais estar como os inimigos de Deus e de Sua Igreja querem, separados, cabisbaixos, desesperançados, não! 


Temos que lutar pela Santa Missa na forma extraordinária em nossa Diocese, uma vez que estaremos apenas buscando o exercício de um direito dado pelo Santo Padre,  não podemos deixar as coisas como estão, ainda que sejamos indignos de tão grande graça como a da Santa Missa Tridentina.


Lançamos aqui no blog, portanto, uma campanha pedindo a todos que se interessam pela Missa Tridentina e sejam da região do Cariri ou, que não sendo possam nos ajudar, a entrar em contato pelo nosso email tradicaocariri@yahoo.com.br, para que possamos trabalhar por um Encontro Caririense de Leigos ligados ao rito Tradicional e a partir daí trabalharmos unidos, como grupo estável, pela Glória de Deus e Exaltação da Santa Igreja.


Que o bom Deus, pela interecessão da Nossa Rainha e Mãe, possa nos conceder luz e graça para chegarmos com êxito ao final desta jornada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário