Exemplo de Santo Antão, por Santo Atanásio, herói da Fé e Doutor da Igreja
"Horror de Antão ao cisma e à heresia
68. Admiravéis eram sua fé e sua piedade. Nunca se relacionou com os melecianos cismáticos, cujas malícias e defecção discerniu desde o começo; não teve nenhuma relação de amizade com os maniqueus ou com os hereges, a não ser para exortá-los a se converterem à piedade; pensava e declarava que a amizade e o relacionamento com os hereges fazem mal à alma e a arruinam. Abominava a heresia ariana e proibia a todos de se aproximarem deles e de seguir sua fé pervertida. Algumas pessoas, vítimas das ilusões de Ario, vieram a ele; tendo conhecido sua impiedade, expulsou-as de sua montanha, dizendo que suas palavras eram piores que o veneno das serpentes.
A pedido dos Bispos, vem a Alexandria refutar so arianos
69. Os arianos pretenderam falsamente que Antão pensava como eles. Indignou-se e se irritou contra eles. Então, a pedido dos bispos e de todos os irmãos, desceu da montanha e veio a Alexandria para condenar os arianos, dizendo que sua heresia era a última e a precursora do anticristo." Santo Atanásio - Vida e Conduta de Santo Antão
É de se perguntar o que diria o grande Santo Antão da medonha crise instalada na Santa Igreja após a disseminação do veneno pestilento da heresia Modernista. Seria tão morno quanto o são tantos cristão hoje em dia? Acreditamos que não!
Nenhum comentário:
Postar um comentário