segunda-feira, 8 de abril de 2013

Algumas palavras do Doutor Angélico sobre a possibilidade de um inferior resistir ao superior - ainda a questão das CEB´s

Levando em consideração a proposta que apontamos no último post do blog, qual seja, a de lutarmos para desmascarar a heterodoxia das CEB´s e da herética "teologia" da libertação por trás dela, com a finalidade de contribuir na luta contra os escândalos e ofensas a Nosso Senhor e a Santa Igreja que se avizinham no 13º Intereclesial de Bases que, infelizmente, deve acontecer em nossa querida Diocese de Crato-CE em pleno centenário, resolvemos nos adiantar a possíveis critícas quanto ao dever de obediência que pode nos ser exigido.

Antes de mais nada é preciso dizer com São Pedro que é necessário obedecer antes a Deus que aos homens, bem como aproveitamos para citar de memória uma passagem do livro "Em Defesa da Fé" do grande missionário tridentino do Nordeste, Frei Damião de Bozzano, lá o frade capuchinho deixa claro, comentando a passagem da Escritura Sagrada em que São Paulo resiste a São Pedro diante do escândalo com os judeus, que às vezes, por motivo grave, é lícito o inferior resistir ao superior.

São Tomás de Aquino
Não é outro o parecer do maior Doutor e Teólogo da Santa Igreja, o inigualável São Tomás de Aquino, o que vem a reforçar a catolicidade do lema deste blog extraído do Comonitório de São Vicente de Lérins - "Quod Ubique, Quod Semper, Quod ab Omnibus", mostrando a plena concordância de Tomás e Frei Damião, senão vejamos:

"Resistir na cara e em público ultrapassa a medida da correção fraterna. São Paulo não o teria feito em relação a São Pedro se não fosse de algum modo o seu igual (...). No entanto, é preciso saber que, caso se tratasse de um perigo para a Fé, os superiores deveriam ser repreendidos pelos inferiores, mesmo publicamente. Isso ressalta da maneira e da razão de agir de São Paulo em relação a São Pedro, de quem era súdito, de tal forma, diz a glosa de Santo Agostinho, que 'o próprio Chefe da Igreja mostrou aos superiores que, se por acaso lhes acontecesse abandonarem o reto caminho, aceitassem ser corrigidos pelos seus inferiores" (S. Tomás., Sum. Theol. IIa-IIae, q. 33, art. 4, ad 2m).

Por fim, gostaríamos de esclarecer que escreveremos contra este nefasto evento das CEB´s, não por espírito de mera desobediência ou no intuito de caluniar ou ridicularizar quem quer que seja, muito menos nossos legítimos pastores, mas unicamente por enterdermos que não nos é lícito calar diante dos escândalos das CEB´s e sua diabólica "teologia" da libertação.

Denunciaremos este evento anti-católico com o único fim de tentar dar nossa parcela de contribuição na defesa da Verdade Católica em nossa região.

E é com dor no coração que nos levantaremos para dizer não ao mal quando ele vem de quem devia estar do nosso lado, mas ofereceremos esta dor e as possíveis perseguições que nos venham ao Imaculado Coração de Maria, pra que Ela possa nos ajudar a vencer esta batalha, que não será ganha com a destruição dos nossos inimigos, mas com sua conversão a causa de Cristo!

Viva Cristo Rei! Viva o Imaculado Coração da Virgem Santíssima!

Em tempo: A revista "Isto É" trouxe na edição desta semana uma entrevista escandalosa, pra dizer o mínimo, com um dos "mentores" da "teologia" da libertação no Brasil e, portanto das CEB´s, trata-se de Frei Betto, que defende barbaridades e confessa que os Bispos por aqui fazem vista grossa para os que desobedecemo que ensina e manda o Sagrado Magistério da Igreja (Será que a CNBB vai dizer alguma coisa ou vai ficar por isto mesmo?!), em breve escreveremos algo sobre esta entrevista do Frei Betto no intuito de irmos desmascarando os que estão por trás desta herética "teologia" da libertação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário